F1 Turismo

O Algarve: Ayrton Senna sempre teve razão… sempre

06/07/2018

O Algarve: Ayrton Senna sempre teve razão… sempre

Apesar de perder em popularidade para as cidades vizinhas, como Portimão, Albufeira ou Tavira, Faro corresponde às expetativas de capital do Algarve. Trata-se de uma cidade agradável para se passear, fazer compras ou simplesmente ficar a relaxar nas chamadas esplanadas. Obviamente, não foi a toa que o tricampeão mundial Ayrton Senna escolheu a região ao sul de Portugal. O piloto comprou uma mansão na Quinta do Lago, em 1991, localizada a 15 minutos do aeroporto de Faro. De lá, Senna alcançava qualquer lugar da Europa (ou mundo) com o seu jatinho particular.

Mas voltando a Faro, a cidade conta ainda com as Ruínas romanas de Milreu e um Museu Municipal rico em pintura e arqueologia, para distrair os mais atentos à cultura. Por último, mas não menos importantes, as praias selvagens tornam o local num destino único e alternativo à confusão típica dos meses de verão europeu.

Atrações

Faro é uma cidade que conta com várias atividades ligadas ao eco-turismo, tais como a pratica do birdwatching (observação de pássaros), passeios de barco e de kaiake na Ria Formosa, passeios a pé ou de bicicleta. São muitos parques e jardins como o Manuel Bivar, o Jardim da Alameda João de Deus, a Mata do liceu, o Parque Ribeirinho e o Parque de Lazer das Figuras.

Claro que quando se pensa em Faro e no Algarve pensa-se, inevitavelmente, nas praias. A estreita faixa de areia dourada e fina, pontualmente interrompida pelas ligações entre o mar e a Ria, chamadas Barras, formam as 3 principais ilhas: Ilha da Culatra e do Farol; Ilha da Barreta, mais conhecida por Ilha Deserta e a Ilha de Faro, corretamente denominada por península do Ancão.

Pode-se apreciar cada uma delas através de empresas ligadas às atividades marítimas. Não deixe de visitar ainda a praia selvagem da Barrinha. Por outro lado, visitem as Ruínas romanas de Milreu, passeiem pela doca, entrem no Museu de Ciência Viva e no Museu Municipal da cidade.

Para conhecer a cidade, dois dias são suficientes. Mas se preferir prolongar a estadia para desfrutarem das praias, mais três de ócio podem ser suficientes. A melhor época para conhecer Faro é (obviamente) nos meses de verão. Contudo, evitar o mês de agosto é saudável por conta do excesso de turistas.

Reportagem originalmente publicada no Portal Sapo de Portugal

 

COMPARTILHE:

Jornalista. Abril, UOL, Yahoo, Estadão, Correio Paulistano.
Comentários