Automobilismo GP3 Velocidade

De garoto a homem. Pedro Piquet amadurece na jornada até a Fórmula 1

10/07/2018

De garoto a homem. Pedro Piquet amadurece na jornada até a Fórmula 1

O Hino Nacional Brasileiro foi tocado pela primeira vez em nove temporadas de história da GP3 com a vitória de Pedro Piquet na segunda corrida da rodada de Silverstone, na Inglaterra, na manhã deste domingo – 8 de julho de 2018. Dessa forma, Pedro repetiu de certa forma o feito do irmão Nelsinho, que, em 2005, foi o primeiro brasileiro a vencer uma corrida da GP2, hoje F2, em Spa-Francorchamps.

O brasiliense da equipe Trident liderou de ponta a ponta, levando a melhor sobre dois de seus companheiros de equipe, Giuliano Alesi (filho do ex-piloto Jean Alesi), e Ryan Tveter. Aliás, tanto Jean como Nelson Piquet – o pai e tricampeão – estavam lá acompanhando as corridas. Nelson, evidentemente, com o olhar de família mas também com os olhos de um dos maiores pilotos da história.

Aprendizado

Pedro tem apenas 20 anos e vem sendo preparado pelo pai nos mesmos moldes que seu irmão foi. Talvez até de uma maneira mais tranquila já que o aprendizado dos erros e acertos na ‘campanha’ de Nelsinho até a F1 ajuda muito agora. A certeza é de que Pedro Piquet se tornará um grande piloto – independentemente dos resultados que terá nas pistas.

Silverstone, corrida 2

Em segundo no grid, Pedro mais uma vez largou com perfeição e tomou a ponta logo na primeira curva, superando Alesi. Quando o acionamento da asa móvel foi habilitado, o francês tentou um ataque, mas Pedro evitou a manobra. Em seguida, Pedro apertou ritmo e abriu o suficiente para não permitir ao concorrente ficar novamente a menos de um segundo e abrir a asa móvel.

Depois do acionamento do safety car virtual por um contato entre Joey Mawson e David Beckmann, Piquet não permitiu um novo ataque de Alesi e consolidou sua primeira vitória na GP3, um dos campeonatos de acesso à F1.

“A corrida foi muito boa! O começo da corrida não foi fácil, o balanço do carro não estava muito bom com o tanque cheio e o peso a mais da gasolina”, avaliou Pedro.

“Ele (Giuliano) estava conseguindo manter contato, mas depois que as voltas foram passando pude abrir uma vantagem boa de uns três segundos. Teve um safety car no fim, o que não foi bom porque esfriou os pneus, mas na relargada consegui abrir de novo e manter até o fim para ganhar a corrida”, seguiu.

“Agora é aproveitar esse pequeno período de férias no Brasil e depois pensar na Hungria”, encerrou Pedro Piquet.

Nelsão

“Este ano deixamos Pedro na Europa completamente sozinho, sem nenhum treinador, e ele está fazendo de tudo e se transformado de garoto em homem”, disse Nelson Piquet. “Para mim, isso está funcionando. Ele tem que fazer tudo sozinho.”

“Há muitas coisas para colocar junto, a equipe, engenheiro, os mecânicos. Ele está muito bem aqui e gosta da equipe. Ele está recebendo a confiança de volta”, disse um dos maiores ícones do automobilismo brasileiro.

Com três pódios (dois segundos lugares e uma vitória) na sua temporada de estreia na categoria, Pedro volta a competir daqui a três semanas, na rodada dupla de Hungaroring, na Hungria.

*Reportagem inspirada em material para a imprensa elaborado pela assessoria do piloto

COMPARTILHE:

Jornalista. Abril, UOL, Yahoo, Estadão, Correio Paulistano.
Comentários