Automobilismo Esporte F1 IndyCar

Papa eleva Zanardi como lição na Humanidade

24/06/2020

Papa eleva Zanardi como lição na Humanidade

A grandeza de Alessandro Zanardi, nas últimas duas décadas, mereceu a atenção do Papa. O Santo Padre Francisco escreveu uma carta ao italiano, que vive um novo drama em sua vida depois de um gravíssimo acidente em competição de handbike (bicicleta de mão) nas proximidades de Siena, na Itália.

Zanardi perdeu o controle de sua bicicleta em uma ladeira e acabou batendo de frente com uma camionete. Levado ao hospital, o ex-piloto foi submetido a uma cirurgia neurológica e, também, facial. Seu estado de saúde é delicado e Alex continua em coma induzido. O risco de morte vai diminuindo a cada dia. Mas, as sequelas ainda são imprevisíveis.

Em 2001, ainda correndo pela CART (hoje F-Indy), Zanardi sofreu um acidente praticamente indescritível e tenebroso. No oval alemão de Lausitzring, seu carro foi atingido em cheio pelo carro de Alex Tagliani – que estava a mais de 320 km/h. O italiano perdeu as duas pernas na batida e cumpriu uma batalha duríssima pela vida.

Alessandro Zanardi ergueu-se. Dois anos depois, em 2003, voltou a Lausitzring e com um bólido adaptado completou as 13 voltas que faltavam da fatídica prova de 2001. Um símbolo inequívoco de recomeço. E ele não parou. Correu em provas com carros de Turismo e dedicou-se particularmente ao paraciclismo.

Com as handbikes, ele foi bicampeão olímpico e 12 vezes campeão do mundo. Destacou-se, principalmente, na modalidade “Contra o Relógio”. Claro, a velocidade como fio condutor de sua vida.

“Caro Alessandro, sua história é um exemplo de como poder recomeçar após uma interrupção repentina”, escreveu o Sumo Pontífice. “Através do esporte, você nos ensinou a viver a vida ao máximo, tornando a deficiência uma lição na humanidade”.

“Obrigado por dar força àqueles que a perderam. Neste momento doloroso, estou perto de você, rezo por você e sua família. Que o Senhor te abençoe e Nossa Senhora te proteja. Fraternalmente”.

Assinado Papa Francisco

Rogério Elias, jornalista, fundador ao Amigos da Velocidade ao lado de Téo José, comentarista de Esportes a Motor, professor de jornalismo e palestrante. @RogerioElias.

COMPARTILHE:

Jornalista. Abril, UOL, Yahoo, Estadão, Correio Paulistano.
Comentários