F1

#Highlander, Schumacher volta a Centro Cirúrgico

10/06/2020

#Highlander, Schumacher volta a Centro Cirúrgico

É notável. Sim, extraordinário. Michael Schumacher, após o maldito acidente de esqui na estação de Meribel nos Alpes Franceses, em dezembro de 2013, estava condenado à morte. As desprezíveis apostas, naquele momento, eram sobre o momento da morte do heptacampeão. Seriam dias ou, com muita sorte, semanas. Mas, de forma espantosa, o ‘Kaiser’ da F1 segue vivo quase sete anos depois.

O seu real estado de saúde segue um segredo. E bem guardado. As suposições são de um quadro vegetativo. Ou quase isso. A família não quer revelar nada. Os poucos que visitaram o ex-piloto, entre eles Jean Todt e Felipe Massa, deixaram a residência do campeão sem revelar praticamente nenhum detalhe sobre seu tratamento e condições físicas.

No ano passado, possivelmente, Schumacher foi submetido, em Paris, a uma intervenção cirúrgica ‘secreta’ baseada na transfusão de células-tronco. Resultados não foram comentados. Agora, de acordo com a imprensa italiana, ele novamente será submetido ao tratamento.

Podemos julgar os efeitos foram positivos. Daí a decisão de voltar ao centro cirúrgico. Ou, então, exatamente o contrário.

O Doutor Philippe Menasche, responsável pelo não confirmado procedimento de outubro de 2019, teria dito: “o objetivo será regenerar o sistema nervoso central de Michael”.

Estado real?

Recentemente, o neurocirurgião italiano Nicola Acciari talvez tenha desenhado o melhor quadro sobre Michael Schumacher. “Devemos imaginar uma pessoa muito diferente daquela que nos lembramos da pista. Com uma estrutura orgânica, muscular e esquelética bastante alterada e, também, deteriorada”, explicou.

“No decorrer dos últimos vinte anos, a ciência fez enormes progressos no campo do tratamento com células-tronco”, disse o Dr. Acciari. “Porém, isso não altera o fato de que ainda sabemos muito pouco sobre o cérebro humano”, seguiu o médico.

“Nós não temos condições de dizer quais serão os resultados (do tratamento)”, avaliou Nicola Acciari .

Michael Schumacher completou 51 anos de idade no último mês de janeiro.

Rogério Elias, jornalista, fundador ao Amigos da Velocidade ao lado de Téo José, comentarista de Esportes a Motor, professor de jornalismo e palestrante. @RogerioElias.

COMPARTILHE:

Jornalista. Abril, UOL, Yahoo, Estadão, Correio Paulistano.
Comentários