IndyCar Tecnologia

Com para-brisa, #Indy inicia 2020 neste sábado

04/06/2020

Com para-brisa, #Indy inicia 2020 neste sábado

A corrida deste próximo sábado (6), no oval de Fort Worth (Texas), marcará a abertura da temporada 2020 da Fórmula Indy. Após um longo período sem provas — desde setembro do ano passado — provocado pela pandemia de coronavírus, a categoria inicia um campeonato de quinze etapas que irá de junho até outubro. E sem mais mudanças, espera-se.

A competição está em suspenso desde março, quando o alerta da Covid-19 cancelou os treinos livres em St. Petersburg, Flórida, o primeiro GP oficial do ano, horas antes deste começar. Agora, praticamente três meses depois, 24 pilotos estão inscritos para a disputa na pista ovalada texana.

“Estou ansioso. Mas, acho que estou mais motivado”, declarou Marco Andretti – piloto da Andretti/Herta Autosport. “Foi uma extensa espera a partir dos problemas da Covid-19. Penso que o mundo agora precisa de mais esportes. Não só o nosso. Então é uma boa coisa começarmos”, disse.

Seis vencedores na pista alinharão no grid deste sábado: Josef Newgarden, Scott Dixon, Will Power, Ed Carpenter, Graham Rahal e Tony Kanaan. Aliás, Tony será o único piloto brasileiro na prova – guiando para a equipe A.J. Foyt Enterprises. Além de três novatos que estrearão: Oliver Askew, Alex Palou e Rinus VeeKay.

Outra estreia oficial será do Aeroscreen, uma espécie de tela protetora do cockpit. Para facilitar: o popular para-brisas. Este feito com material balístico e instalado com armação de titânio. O equipamento de segurança terá que ser usado por todos os times em todas as corridas, Sejam essas em pistas ovais, mistas, de ruas e autódromos permanentes.

“Está pronto”, declarou Josef Newgarden, atual campeão, do Team Penske, sobre o para-brisa à prova de balas. “Foi testado das mais diversas formas em vários tipos de traçado: ovais curtos, longos, pista de rua e autódromos. Definitivamente está pronto para fazer sua estreia”, concluiu.

A prova em Fort Worth, que encerrará a ansiedade de pilotos e fãs, será disputada sem torcedores nas arquibancadas apesar da flexibilização que o estado do Texas fez nos últimos dias com relação às medidas de contenção do coronavírus – esta permite a presença de parte do público total da pista.

Rogério Elias, jornalista, fundador ao Amigos da Velocidade ao lado de Téo José, comentarista de Esportes a Motor, professor de jornalismo e palestrante. @RogerioElias.

COMPARTILHE:

Jornalista. Abril, UOL, Yahoo, Estadão, Correio Paulistano.
Comentários