Automobilismo F1 Fórmula E IndyCar NASCAR

Como será Mônaco em 2021

20/05/2020

Como será Mônaco em 2021

Aquele domingão repleto de velocidade, favorito dos fãs de esportes a motor, mundialmente conhecido como o “maior dia do automobilismo”, não acontecerá em 2021. Evidentemente que me refiro ao final de semana que reúne a cada ano as disputas do Grande Prêmio de Mônaco de F1, as 500 Milhas de Indianápolis e a Coca-Cola 600 da NASCAR.

O Automobile Club de Monaco confirmou nesta semana que o 78º Grand Prix de F1 da história acontecerá no dia 23 de maio do ano que vem — uma semana antes da Indy 500 (marcada para dia 30). A corrida da NASCAR, depende ainda da confirmação de calendário, mas muito – muito mesmo -provavelmente será no mesmo dia de Indianápolis.

Logística monegasca

O ACM terá uma missão monumental para organizar três provas nas ruas do famoso Principado no período de um mês. Sim, três corridas. Isso porque está confirmado, em 2021, entre os dias 23 e 25 de abril, mais uma edição do Grand Prix Historique de Monaco. Na sequência, dia 8, virá o ePrix da Fórmula E. Então, duas semanas depois, a Fórmula 1.

Em princípio, pode-se imaginar que os pilotos da categoria-mor do automobilismo poderiam se inscrever para correr em Indianápolis e estes sonharem com um troféu em Mônaco e outro nas 500 Milhas no mesmo ano. Como algumas lendas do automobilismo fizeram.

Todavia, algumas questões estão envolvidas e as respostas são complicadas. Uma das equações fundamentais é a contratual. A maioria dos competidores da F1 tem cláusulas restritivas à Indy 500.

Outro aspecto é a logística. Mesmo com uma semana de diferença entre as largadas, a corrida em Indianápolis impõe um extenso e intenso programa de treinos livres e oficiais – que dura o mês todo de maio. E os pilotos não regulares, principalmente quando novatos, são obrigados a cumprir.

Soluções existem. Claro. Mas resta saber o quanto vale à pena para pilotos e equipes de ambos os lados.

O GP de Mônaco foi cancelado neste ano por conta da pandemia do Coronavírus. A Indy 500, por sua vez, está reagendada para o dia 23 de agosto. E a última vez que essas provas não aconteceram no mesmo dia foi na temporada de 2003.

COMPARTILHE:

Jornalista. Abril, UOL, Yahoo, Estadão, Correio Paulistano.
Comentários