Automobilismo F1

Carlos Sainz Jr. Famoso quem?

14/05/2020

Carlos Sainz Jr. Famoso quem?

Sem surpresas. O favorito, nos rumores de paddock, será o novo piloto da Ferrari. Maranello anunciou que o espanhol Carlos Sainz Jr substituirá o alemão Sebastian Vettel — este não chegou a um acordo para renovação de contrato — no time a partir de 2021. Mais do que isso, Sainz firmou acordo ate o final da temporada de 2022. Desnecessário dizer que trata-se da grande chance em sua carreira.

Who is that boy?

Sainz Jr é um piloto jovem com apenas 25 anos de idade e filho da legenda espanhola Carlos Sainz. O pai foi bicampeão mundial de Rali nos anos 90 e, entre outros feitos, ganhou duas vezes o Rally Dakar e também foi campeão do Rally dos Sertões aqui no Brasil.

O Júnior, por sua vez, iniciou sua carreira no automobilismo no inicio dos anos 2000. Foi campeão no kart no Ásia-Pacífico KF3 de 2008 e vice do espanhol no mesmo ano. Na temporada seguinte, ele ganhou a Mônaco Kart Cup e conquistou o vice campeonato europeu de KF3.

Em 2010, Sainz Jr migrou para os monopostos e estreou na Fórmula BMW. A categoria contou com campeonatos nos EUA, Alemanha, Reino Unido e Ásia. Sebastian Vettel, Nico Rosberg e Felipe Nasr são exemplos de campeões nessa categoria. Carlos foi, digamos, discreto.

Em 2010, também, o rapaz passou a integrar o famoso e prestigiado programa de jovens pilotos Red Bull Junior Team.

Na Fórmula Renault 2.0 NEC (disputada na Alemanha, Holanda e Bélgica) foi campeão em 2011. Teve passagens pelas F3 Europeia e Inglesa. E outra vez foi discreto na GP3 em 2013. No ano seguinte, teve uma temporada marcante na World Series 3.5 by Renault que acabou chamando atenção dos chefões da Fórmula 1.

Categoria-Mor

Sua estreia na Fórmula 1 aconteceu no GP da Austrália de 2015 com a equipe Toro Rosso — a irmã menor da Red Bull Racing. Em 2017, Carlos Sainz Jr se transferiu para a escuderia Renault. E, no ano seguinte, substituiu Fernando Alonso na McLaren.

  • Cinco temporadas
  • 102 corridas disputadas
  • Um pódio (3º lugar no Brasil 2019)
  • 267 pontos ganhos
  • 25 abandonos
  • Melhor posição de largada: 5º
  • Melhor posição no campeonato mundial: 6º em 2019

COMPARTILHE:

Jornalista. Abril, UOL, Yahoo, Estadão, Correio Paulistano.
Comentários