Automobilismo Velocidade

#F4 Francesa: e o campeonato fica com o brasileiro Caio Collet

09/10/2018

#F4 Francesa: e o campeonato fica com o brasileiro Caio Collet

Depois de grandes conquistas no kart, onde iniciou sua carreira aos sete anos, o brasileiro Caio Collet (All Road Management / Richard Mille / Winfield / Stuttgart Motorsport / Matrix Energy Trading) comemorou no último domingo (dia 7) mais um importante título em sua carreira, o primeiro nos monopostos em seu ano de estreia. O talentoso piloto de 16 anos é o novo campeão do Campeonato Francês de Fórmula 4 FIA.

A conquista veio com uma etapa de antecipação na rodada tripla em Jerez de la Frontera, na Espanha. Mesmo nunca tendo andado na pista de 4,428 km, Collet acelerou forte o tempo todo, liderou a maioria dos treinos livres, conquistou duas poles e venceu a corrida 1 e a corrida 3 de ponta a ponta, registrando as melhores voltas nas disputas. Na corrida 2, com os 10 primeiros invertidos no grid (resultado da corrida 1), o piloto largou em décimo e terminou na sexta colocação.

No domingo, a vitória na corrida 3, com mais de 13 segundos de vantagem para o segundo colocado, coroou uma temporada que já soma agora sete poles, sete vitórias, um segundo e dois terceiros lugares. Domingo que vem (14), Collet disputa a rodada tripla final em Paul Ricard (Fra). Com 270,5 pontos, o brasileiro não pode mais ser superado. O piloto tem 74,5 pontos de vantagem para o segundo colocado (em Paul Ricard a pontuação máxima que um piloto pode alcançar é 65 pontos).

“A tomada de tempos foi muito importante. Consegui fazer a pole position para as corridas 1 e 3 e, em ambas, larguei bem e consegui imprimir um bom ritmo para me mandar na frente. Ao mesmo tempo, também consegui preservar bem os pneus e chegar às vitórias que foram essenciais para a conquista deste título”, declarou Collet, que pilota o F-4 #23.

“Estou muito feliz por conquistar o campeonato em Jerez, mas vamos seguir brigando por bons resultados em Paul Ricard. Tem sido um ano de muito aprendizado. Agradeço muito a todos que confiaram em mim nesta temporada, aos patrocinadores e a toda a minha família”, completou o brasileiro.

Collet estreou no Campeonato Francês de Fórmula 4 FIA este ano, após vencer a seletiva “Volante Winfield”, que já revelou grandes campeões e lendas do automobilismo mundial, entre eles o tetracampeão de F-1 Alain Prost e o campeão da F-1 de 1996 Damon Hill. A vitória deu a ele a temporada completa na categoria como prêmio. Antes, o brasileiro – que tem sua carreira gerenciada pela All Road Management de Nicolas Todt – também correu algumas etapas da F-4 dos Emirados Árabes, onde venceu uma prova e foi ao pódio em outras cinco corridas.

Resultados Campeonato Francês de Fórmula 4 FIA / Destaques Caio Collet 2018:
1ª Etapa – Nogaro (Fra) dois terceiros lugares e um quarto (duas melhores voltas nas corridas)
2ª Etapa – Pau (Fra) duas vitórias e duas poles
3ª Etapa – Spa (Bel) um segundo lugar e uma pole
4ª Etapa – Dijon (Fra) uma vitória (uma melhor volta nas corridas)
5ª Etapa – Magny-Cours (Fra) duas vitórias e duas poles (três melhores voltas nas corridas)
6ª Etapa – Jerez (Esp) duas vitórias e duas poles (duas melhores voltas nas corridas)

COMPARTILHE:

Jornalista. Abril, UOL, Yahoo, Estadão, Correio Paulistano.
Comentários