Automobilismo F1 Indy 500 IndyCar

Mo Nunn: Viver, Respirar e Consumir corridas

16/08/2018

Mo Nunn: Viver, Respirar e Consumir corridas

Recentemente, o mundo do esporte a motor perdeu um de seus principais nomes. Afinal Morris Nunn faleceu aos 79 anos de idade após ter sofrido por anos com o Mal de Parkinson. Ele fez história tanto na Fórmula 1 como também na Indy ao trabalhar durante um longo período como engenheiro de importantes times ou ainda ter participado como chefe em equipes que se tornaram tradicionais. Inclusive “Mo Nunn” como também ficou conhecido trabalhou diretamente com alguns dos principais pilotos brasileiros como Nelson Piquet, Tony Kanaan e Felipe Giaffone.

Nascido na cidade de Walsall, na Inglaterra, Nunn bem que tentou seguir a carreira de piloto inclusive com uma passagem pela Fórmula 3, mas sem sucesso. Foi então que ele decidiu se tornar chefe de equipe e durante os anos 1970 criou a Ensign, equipe que viria a empregar pilotos importantes da F-1 naquele período. Tudo começou em 73 com a presença de Ricky von Opel (um competidor pagante) a bordo de um cockpit do time. Vale lembrar que ainda naquela fase da categoria com um menor custo para se conseguir competir, recorrer a esses artifícios já era necessário, uma realidade do automobilismo ao ser um esporte de altos custos e principalmente equipes mais modestas no quesito financeiro.

#F1

Em uma época que os carros abandonavam devido a diversos tipos de falhas e quebras no equipamento, vinha sendo difícil a vida da Ensign, já que apenas em 1975 o holandês Gijs van Lennep conseguiu um resultado mais digno de nota com a equipe, um sexto lugar na Alemanha. O time permaneceria na Fórmula 1 até 1982, tendo como melhor resultado um honroso quarto lugar de Marc Surer no GP do Brasil de 1981. Em 1978, Mo Nunn deu a primeira oportunidade para um jovem Nelson Piquet estrear na categoria em Hockenheim, na Alemanha. A prova acabou depois de apenas 31 voltas por um problema de motor, mas ali já estava assegurada a entrada do competidor que viria a ser tricampeão mundial. A partir de 1984, Mo Nunn passou a atuar como engenheiro em diversos tipos de equipes na Fórmula Indy, também então conhecida como CART.

Emmo

Passou pela Patrick Racing e foi fundamental na conquista de Emerson Fittipaldi na Indy 500 e do campeonato em 1989. Em 1995 já estava na Chip Ganassi Racing auxiliando a promessa Bryan Herta que largou na trigésima terceira e última colocação para finalizar em décimo terceiro durante a derradeira 500 milhas de Indianápolis antes da cisão que originou a IRL no ano seguinte. Diante da divisão da categoria em duas, Morris Nunn ficou com o time que se tornaria um dos mais vitoriosos de todos os tempos na categoria. Sábia decisão! A parceria rendeu frutos que são comentados ou lembrados pelos entusiastas e fãs do esporte até hoje. Em um período de quatro anos, a equipe Ganassi conquistou títulos com Jimmy Vasser (1996), Zanardi (1997 e 1998) e ainda Juan Pablo Montoya (em 1999). “Varreu” a categoria como poucos fizeram na conquista de vitórias e taças de campeão. Interessante destacar também que partiu do próprio Nunn a indicação do veloz colombiano (que até então estava na Fórmula 3000) para a vaga do bicampeão Zanardi.

O atual diretor e engenheiro da Ganassi, Mike Hull, disse ao IndyStar que Morris Nunn era uma pessoa que “vivia, respirava e consumia corridas”. A cultura vitoriosa que continuou no grupo mesmo após a saída do inglês, de acordo com Hull, deve-se aos ensinamentos deixados por “Mo” dentro do time: “ Eu pessoalmente devo muito a ele pois me ensinou o quanto você pode alcançar se acertar a sua mente e nunca aceitar o que algumas pessoas consideram como uma forma convencional de resolver os problemas”. Pela oportunidade dada a Tony Kanaan, o brasileiro já se mostrava realmente grato ao então chefe de equipe no ano de 2002: “Eu devo a eles várias coisas desde que eu me juntei ao time, eu ainda devo a eles uma vitória”. E Tony passaria no total três anos no time, mas sem conseguir o lugar mais alto do pódio.

#TK

Para o ano 2000 seria um cenário um tanto diferente para ambos os lados. Mo Nunn decidiu formar a própria equipe na Indy (voltando para a posição que ocupava até o início dos anos 1980 na Fórmula 1), e a Ganassi embarcou em uma nova empreitada com os chassis da Lola e motores Toyota, ao contrário do conjunto vitorioso da Reynard/Honda. Para o início de uma nova jornada na Indy, o brasileiro Tony Kanaan foi contratado como único piloto do time e também com patrocínio tupiniquim da Hollywood. O vencedor das 500 milhas dos Estados Unidos em 1999 já havia passado pela Tasman e McDonald’s Forsythe obtendo bons resultados e acumulando boa experiência.

O fato de trabalhar com Mo Nunn fez Tony vislumbrar que em breve lutaria também pelo título a exemplo do que havia acontecido nos anos anteriores com a Ganassi. Mas não foi o que aconteceu. Em entrevista no ano de 2004 para a Autosport, Tony disse que tempos depois ele “passou a entender que você precisa mais do que um engenheiro, mas sim de um time todo, e a equipe era nova”. Como o motor Mercedes também já vinha sofrendo com falta de rendimento mais considerável, a temporada realmente passou aquém das expectativas.

Alessandro

O acidente nos treinos de Detroit quando quebrou um braço e perdeu três corridas também não ajudou, sendo três oitavos lugares o melhor resultado obtido naquele ano. Para 2001 a equipe contaria com um segundo carro e uma presença de “peso”: o italiano Alex Zanardi voltava para a categoria após passagem fraca pela Fórmula 1, e o time contaria com os potentes motores da Honda. Tony é claro se animou, porém começou a perceber que os problemas que impediam seu carro de alcançar melhores posições ao final das corridas aconteciam também com o companheiro de equipe bicampeão da categoria. Ainda naquela temporada outro duro golpe atingiria a todos na Mo Nunn quando Zanardi sofreu um grave acidente durante a corrida de Lausitz, na Alemanha, e perdeu as duas pernas.

Assim como em Long Beach 1980 (quando Clay Regazzoni ficou paraplégico após acidente no final da reta dos boxes) o experiente Morris Nunn passava novamente pelo que o automobilismo pode trazer de mais triste: a tragédia nas pistas de corrida. Ambos italianos, Regazzoni e Zanardi sobreviveram, mas com as sequelas que marcam uma vida para sempre. Já pelo lado positivo, o brasileiro Felipe Giaffone alcançaria dois resultados importantes com o time, mas pela rival da CART, a Indy Racing League. Um terceiro posto nas 500 milhas de Indianápolis quando tinha chances de vitória, e o primeiro lugar durante a prova de Kentucky, os dois momentos durante a temporada de 2002.

Mais

Em sua conta no Instagram, Giaffone disse que Nunn foi “a pessoa que melhor me tratou até hoje. Com ele aprendi detalhes que uso até hoje na Copa Truck e com ele tive meu acidente mais sério na carreira. Nos separamos pois não arrumamos verba suficiente para continuar de forma decente. ” É sempre interessante avaliar o quanto Morris Nunn marcou a vida de diversos pilotos mesmo que as equipes comandadas por ele não tenham sido sempre no topo de desempenho das corridas.

Mo Nunn ainda conquistaria com Alex Barron uma importante vitória no oval de Michigan em 2003 e ainda contou com pilotos como o japonês Toranosuke Takagi a bordo de seus carros naquele período. Seguiria trabalhando no automobilismo até 2005, quando participou de uma parceria no carro da Fernandez Racing para a prova das 500 milhas de Indianápolis. Após esse evento, decidiu fechar o time e aproveitar a vida de outras formas. Felipe Giaffone disse ainda que “continuou na Indy em equipes pequenas” e Mo Nunn “foi jogar golfe”. Nos últimos anos e fora dos holofotes no cenário da velocidade, o inglês aproveitou a aposentadoria, mas sofrendo com problemas de saúde até o momento do falecimento na última semana.

Mesmo entrando em uma pista de corridas pela primeira vez apenas aos 24 anos de idade, a partir daquele momento a vida de Morris nunca mais foi a mesma e ele deixa um legado de pura paixão, dedicação, interesse e busca pelo topo dentro do automobilismo. Exemplo de garagista e entusiasta que dedicou a maior parte da vida para fazer tudo com excelência. E mesmo assim deixou excelentes lembranças a todos que lidaram ou trabalharam com ele. Uma história que nem Hollywood faria melhor! Essa foi a trajetória que o consagrou como uma lenda pela forma que permaneceu dentro do esporte e por tanto tempo. Vá em paz, Morris Nunn! O seu legado será devidamente lembrado nos circuitos pelo mundo!

Por James Azevedo (@JamesAzevedo)

COMPARTILHE:

Jornalista. Abril, UOL, Yahoo, Estadão, Correio Paulistano.
Comentários