Automobilismo Stock Car

Barrichello pode repetir o feito de 2014 na Stock Car? Difícil, mas…

08/08/2018

Barrichello pode repetir o feito de 2014 na Stock Car? Difícil, mas…

A décima edição da Corrida do Milhão, realizada no último domingo (5) em Goiânia, trouxe além de uma corrida espetacular, um pódio verdadeiramente apoteótico. Disputada em altíssima velocidade pelos 2.696 metros do anel externo do circuito da capital de Goiás, a prova foi vencida por Rubens Barrichello, que leva um milhão de reais pela segunda vez após ter vencido em 2014 também em Goiânia.

Barrichello aproveitou-se de toda sua experiência, de um carro muito bem acertado e de uma estratégia diferente em relação aos ponteiros do grid para subir no degrau mais alto do pódio – além, claro, do Fan Push votado pelo público. Em sua última parada de box, a três voltas do final, conseguiu sair à frente do então líder Max Wilson, da Eurofarma-RC. O português Antonio Félix da Costa, que correu como convidado da Hero Motorsport, fechou o pódio em terceiro lugar.

“O Mau-Mau (Maurício Ferreira, chefe da equipe) dizia para não termos medo de sermos diferentes. Ficar na pista era um risco, pois podia entrar um safety car, que já tinha entrado outras vezes. Para nós, graças a Deus, não recebi nenhum toque, mas foi uma prova de muitos acontecimentos, alguns acidentes que a gente precisa revisar. De qualquer forma, ficar na pista andando rápido e, cara, usar o Fan Push, aquele que o público votou, aquele que o público me ajudou. É realmente pagar de volta todos aqueles momentos que a gente teve junto nos 19 anos de Fórmula 1. Agradecer a Deus por estar aqui – vou sempre me emocionar, porque não posso me esquecer do problema de saúde que tive no começo do ano. Com 46 anos, competitivo desse jeito, só posso agradecer aos céus de verdade”, discursou.

“Eu tenho dois filhos; subi no carro para comemorar com um na primeira vez e eu queria subir com o outro – e eu tinha um feeling de que isso iria acontecer. Só me concentrei em fazer tudo certo – voltas, pit stops – e estar na pista lutando para que meu filho subisse no teto do carro junto comigo. É um sentimento especial, uma alegria enorme estar vivendo isso hoje e poder dividir o pódio com meu filho, com o público. Este pódio foi maravilhoso”, explicou.

“Quanto ao milhão, vou usar a minha parte no Instituto Barrichello, que faz um trabalho bem bacana e, como todo instituto, sofre as suas dificuldades para tentar ajudar o Brasil a melhorar um pouco”, concluiu.

“Di novo?”

Em 2014, Rubens Barrichello quebrou uma espécie de tradição na Stock Car, gerada em 2008 com a introdução da Corrida do Milhão, ou seja: ganhou a prova milionária e ainda conquistou o título da temporada. A partir de então, surgiu timidamente outro valor na categoria que é justamente ganhar o Milhão e o campeonato. Podemos chamar de Hat Trick. É verdade que a amostra, são dez corridas com o prêmio, se não é pequena, ainda está em consolidação. Mas, tudo começa em algum momento.

Os cinco primeiros vencedores do Milhão foram: Valdeno Brito (2008), Ricardo Maurício (2010), Thiago Camilo (2011 e 2012) e Ricardo Zonta (2013). Não houve a corrida em 2009. Então Rubens fez seu Hat Trick  em 2014 e a sequência de milionários/campeões é essa: Felipe Fraga (2016) e Daniel Serra (2017). Em 2015, Thiago Camilo ganhou o prêmio mas o campeonato ficou com Marcos Gomes.

Barrichello fica com o título em 2018? Como fez a quase quatro anos? Quem sabe…. o piloto vem superando dificuldades e desafios há tempos. Só para lembrar alguns: um acidente quase mortal em 1994 na F1; o renascimento na F1 com o contrato na Ferrari; Michael Schumacher; outro renascimento na equipe Brawn GP; o próprio campeonato da Stock Car em 14 e, principalmente, a recuperação de um sério AVC no início desse ano. Muitos, as vezes, se esquecem.

A verdade, a se considerar, é que no campeonato de 2014 sua situação na tabela de classificação era mais favorável para a briga. Na disputa pelo título 2018, Daniel Serra está na liderança (165 pontos), Marcos Gomes se aproxima com 130 pontos. Max Wilson é o terceiro na tabela com 120, seguido por Felipe Fraga (117) e Rubens Barrichello com 115 pontos.

Complicado. Mas, Rubens Barrichello é Rubens Barrichello.

Por Guilherme Batistella

Artigo tem como base o texto oficial da Stock Car de Ricardo Ribeiro e Cléber Bernucci

COMPARTILHE:

Jornalista. Abril, UOL, Yahoo, Estadão, Correio Paulistano.
Comentários