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De volta para o futuro… que se constrói passo a passo

27/07/2018

De volta para o futuro… que se constrói passo a passo

Em 2015 comemorou-se o 30º aniversário da estreia da primeira parte de “De volta para o Futuro”, o icônico filme de Robert Zemeckis, que conquistou uma legião de admiradores e se converteu, com o passar do tempo, num clássico da comédia de ficção-científica.

O que Marty McFly e Doc Brown encontraram no futuro não se parece muito com o que vivemos há alguns anos. Robôs sofisticados, skates que levitam ou sapatos que se amarram sozinhos ainda não são comuns. E, é claro, ainda não temos carros que voam. O 2015 imaginado em 1985 era mais um exercício de nostalgia sobre os anos 50 americanos. O famoso DeLorean que Doc transformou numa máquina do tempo é um dos carros mais famosos da história do cinema e um item de colecionador pelo qual muitos pagam verdadeiras fortunas.

DeLorean

O carro esportivo existiu na realidade, embora só tenham saído da fábrica cerca de 10.000 unidades e a história do seu processo de fabricação merecesse por si só um outro filme. O projetista que imaginou as suas linhas retas, as suas portas de asa de gaivota ou a sua carroçaria de aço inoxidável e o passou para o papel foi Giorgetto Giugiaro, uma autêntica lenda do mundo automobilístico. O italiano não acredita que tantos carros voando sobre as nossas cabeças seja uma boa ideia: “se começarmos a imaginar uma sociedade cheia de carros voadores, nos vai parecer melhor logo andar a pé”.

Italdesign

Giugiaro interessou-se desde muito novo por automóveis e motores de explosão. Começou a desenhar veículos em 1955 quando tinha apenas 17 anos, graças ao bom olho para enxergar talentos de Dante Giacosa, diretor técnico da FIAT, que lhe ofereceu o seu primeiro emprego na indústria. Pouco mais de uma década depois, Giugiaro já tinha fundado a Italdesign, a sua própria empresa. Durante os últimos 40 anos, os seus carros ocuparam as estradas de todo o mundo. É literalmente impossível não nos termos cruzado com um dos seus mais de 200 projetos, alguns deles bastante populares (como o Volkswagen Golf, o Seat Ibiza ou o Renault 21) e outras joias destinadas ao mercado de altíssimo padrão (como vários modelos da Lamborghini ou da Bugatti).

Atualmente, a Italdesign é propriedade do grupo Volkswagen, mas Giugiaro continua a desenhar carros com o seu filho e a ter muito claro qual é a sua concepção do que deveria ser um veículo. “Quer se trate de um carro ou de qualquer outro objeto, precisa ter em conta as medidas e a matemática, não apenas as ideias. A magia é contribuir com ideias que possam ser realizadas”.

Futuro

Giugiaro brinca sobre o futuro a partir da perspetiva de um homem de 80 anos que já viu demasiadas vezes alguém dizer que chegou lá. “Quem se dedica a esta profissão é um pouco presunçoso”. Ele acredita que ainda temos grandes mudanças para ver no design e construção de carros nos próximos anos, mas é difícil prever como eles serão, porque “o futuro se constrói passo a passo”.

Texto de José L. Álvarez Cedena publicado originalmente no jornal Diário de Notícias de Portugal

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Jornalista. Abril, UOL, Yahoo, Estadão, Correio Paulistano.
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