Automobilismo Destaque Velocidade

Placar Velocidade Brasil: 30 vitórias e 76 pódios conquistados no exterior em 2018

23/07/2018

Placar Velocidade Brasil: 30 vitórias e 76 pódios conquistados no exterior em 2018

O automobilismo é muito maior que a F1. Claro, não há dúvidas de que esta categoria  é a expressão máxima dos Esportes a Motor. Seja em termos de mídia, marketing e tecnologia. Mas não necessariamente no quesito competição. Aliás, quando mais longe da Fórmula 1 estivermos (provavelmente) maior será o nível de competitividade. E correr em categorias mais equilibradas é uma arte. O trabalho do piloto é muito mais intenso no acerto do carro, no entendimento da pista, do fim de semana, do clima e na habilidade de guiar em meio a tudo isso e entre seus adversários.

Por isso, cada vitória alcançada é importante e significa o empenho de muita dedicação e trabalho.

Placar Velocidade Brasil

Não temos representantes nessa temporada na F1. Por outro lado, nossos pilotos estão espalhados pelo mundo, em várias categorias, seja para aprendizado ou pela pura competição, conquistando ótimos resultados. O Placar Velocidade Brasil pretende mostrar esse trabalho impecável dos brasileiros nas pistas e, também, deixar claro que ainda somos uma referência quando o assunto é automobilismo.

A essa altura de 2018, os pilotos brasileiros já conseguiram 30 vitórias em provas internacionais. E mais: foram 26 pole positions, 27 voltas mais rápidas, 76 pódios e mais 7 hat tricks (quando o piloto passa a régua e sai da pista com pole, vitória e volta mais rápida). Estamos falando de Fórmula E, a categoria que mais cresce no planeta, de SportsCars nos EUA, de Fórmula 2, F4 italiana, Pro-Mazda, IndyCar… e por ai vai.

O maior vencedor do ano, por enquanto, é o jovem Felipe Drugovich que já acumulou onze pódios nesse ano, com nove vitórias. Ele corre, principalmente, F4 Espanhola. Outro jovem promissor é Enzo Fittipaldi, irmão de Pietro e neto de Emerson, 16 anos de idade. Participa da F4 Alemã e da F4 Italiana. Enzo, entre as duas séries, soma seis vitórias, nove poles, seis voltas mais rápidas, mais quatro pódios e dois hat tricks. Seu desempenho na etapa de Misano foi irretocável. Na rodada tripla, Enzo conquistou 3 poles e 3 vitórias.

Na segunda metade do campeonato da Fórmula E, cuja a temporada 4 terminou no último dia 5 de julho, destaque absoluto para Lucas Di Grassi. O piloto da equipe Audi Abt conquistou sete pódios conssecutivos (um recorde absoluto da categoria) com duas vitórias. Di Grassi ajudou sua escuderia a conquistar o campeonato de construtores e ele mesmo chegou ao vice-campeonato de pilotos.

O desempenho dos brasileiros até agora está longe de ser mediano. Seguiremos observando a temporada, anotando, somando e analisando.

Por Guilherme Baptistella

COMPARTILHE:

Jornalista. Abril, UOL, Yahoo, Estadão, Correio Paulistano.
Comentários