Indy Lights IndyCar

Exclusivo: entrevista com Patrício “Pato” O’Ward e sua Road To Indy

21/07/2018

Exclusivo: entrevista com Patrício “Pato” O’Ward e sua Road To Indy

Patrício O’Ward iniciou a carreira no kart em 2005 com 6 anos de idade. Competiu até 2012 como kartista, quando migrou para os monopostos. Desde 2014, Pato entrou de forma definitiva no mundo dos monopostos. Com passagens pela Pacific F2000, Fórmula Renault 1.6 NEC, Latam Fórmula 2000, Fórmula 4 Francesa, Pro Mazda (já dentro do Road To Indy), Fórmula 4 NACAM, Mazda Prototype Lites e North American Endurance Cup. E participar também da United SportsCar Championship desde 2017, com aparições na atual temporada da IMSA.

Hoje, o mexicano nascido em Monterrey lidera a atual temporada da Indy Lights (degrau final de acesso à Fórmula Indy). Ele conversou com o Amigos Da Velocidade a respeito de seu atual momento na categoria.

Antes disso, o piloto de 19 anos falou sobre sua passagem pelo campeonato norte americano de SportsCar/Endurance pela classe PC (Prototype Challenge) na IMSA. Já que ‘Duck’, em 2017, fez 4 etapas pela Team Pelfrey mas teve que brecar seu sonho nos monopostos por falta de patrocínio. Com isso, teve que buscar uma outra categoria para se manter em atividade. E então veio a oportunidade de andar no Weatertech SportsCar Championship, pela equipe Performance Tech.

“A IMSA é uma categoria muito competitiva. E o convite para estar na classe PC veio porque infelizmente não tinha todo o dinheiro necessário para fazer a temporada regular na (Indy) Lighs. Ganhamos quase todas as provas e nosso desempenho foi muito bom”, afirmou.

O mexicano conseguiu o combustível financeiro que precisava e acertou vínculo com a Andretti Autosport para 2018 “Este ano posso disputar a temporada de forma integral pela primeira vez. Desde a pré-temporada, que foi completa. Estou com o mesmo engenheiro durante todo esse processo, desde os testes. Desde a primeira corrida, o desempenho têm sido muito bom. Sempre buscando o topo”, continuou o piloto..

O’Ward venceu a corrida 1 da última etapa realizada em Toronto, no Canadá, e falou a respeito do final de semana que teve, em especial, uma primeira prova muito complicada. “A primeira corrida foi muito interessante. O traçado em si sempre foi muito difícil. Além de ser muito ondulado, a pista exigiu muita força física e mental. Situações características da categoria. São um aprendizado. Ainda mais quando se busca uma vaga na IndyCar”.

Com 331 pontos, o piloto de 19 anos se mostra confiante para a sequência da temporada e da carreira. Ao ser questionado sobre Mid-Ohio, Pato fala o que deseja da próxima rodada dupla (28 e 29 de julho).

“Oxalá que seja uma etapa em que conquiste duas poles e duas vitórias (risos). A pista é muito rápida e técnica, necessito (e creio) estar pronto para ela. Tudo está ocorrendo bem em 2018 e acredito que coisas boas virão, tanto na próxima etapa quanto no próximo ano. Espero ter boas novidades sobre meu futuro. E que seja a Fórmula Indy. Mas o fato é que me sinto preparado para estar no grid da IndyCar em 2019 e vejo essa possibilidade como muito, muito possível”.

Pato, que tem ascendência irlandesa, com pais mexicanos, também deixou claro dois desejos relacionados a Indy. “Tomara que México e Brasil retornem ao calendário em breve. Na minha cidade natal, aconteceram etapas no Parque Fundidora. Mas, hoje para se fazer algo seria preciso muitas alterações e reformas. Inviável atualmente.

O Amigos da Velocidade acompanhará as atividades do Road To Indy e da Fórmula Indy na sequência da temporada.

Por Leonardo Bueno (@OLeonardoBueno)

COMPARTILHE:

Jornalista. Abril, UOL, Yahoo, Estadão, Correio Paulistano.
Comentários