Carros Indústria

Projeto 8: o Jaguar de rua mais potente que já existiu

18/07/2018

Projeto 8: o Jaguar de rua mais potente que já existiu

A Jaguar vem se esforçando em colocar na rua, o mais rápido possível, o sedã mais potente que já produziu. O projeto XE SV 8  deve ser entregue, a um grupo de clientes refinados que podem desfrutar e pagar por  essa joia, no último trimestre desse ano. Será o primeiro carro da marca britânica equipado com um motor V8 – que entrega cerca de 600 cavalos de potência. A velocidade máxima estimada é de 321 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h deve ocorrer em 3s7. Um protótipo do carro vem sendo testado nas pistas de competição.

Ao poderoso trem de força desenhado para o carro some-se um câmbio no sistema Quickshift de  oito velocidades, que será capaz de mudar de marcha em apenas 200 milissegundos. E este modelo começará a ser construído, com melhorias significativas no design, feitas pela Divisão de Operações Especiais da empresa. Aliás, o Projeto SV XE 8 será o primeiro Jaguar para oferecer um modo de pista, entregando 122 quilos de downforce a 299 km.

No interior, o alto desempenho se verifica nos detalhes com aplicações de acabamento em fibra de carbono brilhante – que aparecem na borda do volante esportivo, painéis e placas de porta.

A ideia foi transformar o modelo  XE em um veículo de competição legítimo. O carro funcionará como vitrine de performance para o próprio XE nas versões não esportivas. Por isso, o carro recebeu ajustes de software do controle de estabilidade, molas com acerto mais rígido, direção com respostas mais assertivas, acelerador com respostas aprimoradas e freios cerâmicos de alta eficiência.

Por Rogério Elias (@RogerioElias)

COMPARTILHE:

Jornalista. Abril, UOL, Yahoo, Estadão, Correio Paulistano.
Comentários