Velocidade Velocidade no Asfalto

Fusca Cup: Na pista com o ícone automotivo mundial

20/06/2018

Fusca Cup: Na pista com o ícone automotivo mundial

A partir deste mês vamos falar um pouco do Campeonato Paulista de Velocidade no Asfalto, que acontece em São Paulo e para começar nossa maratona entre as categorias, nada melhor que iniciar com aquela que corre o ícone automotivo mundial: o Fusca. Vamos falar da Fusca Cup!

Diferente da extinta categoria Divisão 3, onde vários Fuscas participavam e que tinham suas carrocerias muitas vezes modificadas, nesta o carro tem que ser visualmente original, deixando de lado apenas os pára-choques dianteiro e traseiro. Nada de aerofólio ou spoiler, apenas a carroceria como ela é.

Mas nem tudo é original, pois ao passo que o velho beetle utilizava motorizações que iam dos 1200 aos 1600cc, nesta competição os motores utilizados são de origem do VW Fox, os famosos EA111 1.6 litros Flex, que apesar de bicombustível, é permitido apenas o uso de etanol nas competições.

O carro já com o piloto deve pesar no mínimo 790 Kg e com exceção do pára-brisa que deve ser de vidro laminado, todos os demais vidros podem ser substituídos por acrílico ou policarbonato, permitindo a adição de entradas de ar.

As rodas podem ser originais da VW Brasília, mas também é permitido o uso de liga leve, sendo as dianteiras de 14” x 6” e as traseiras de 14” x 7”, calçados obrigatoriamente com pneus 185/65 ou 185/70, de origem nacional da marca Goodyear, sendo proibido o uso de pneus recauchutados ou remolde.

E para a segurança do piloto é obrigatório o uso de banco de competição, cinto de segurança de no mínimo quatro pontos (homologado pela FIA), extintor de incêndio dentro do habitáculo e estrutura tubular interna do tipo “Santo Antônio”.

Por fim as provas são realizadas no Autódromo de Interlagos, com treinos livres de 30 minutos cada que acontecem na sexta-feira e na manhã de sábado, treino classificatório de 25 minutos no sábado à tarde e provas com duração de 15 voltas ou 30 minutos no domingo, com sistema de largada lançada.

Se você é fã do automobilismo paulista, não deixe de acompanhar esta seção, que vamos dissecar cada uma das categorias que correm nos circuitos paulista e que a cada ano, tem a quantidade de participantes no grid aumentada.

Por Márcio de Luca Souza Lima – Colunista Esportivo na Conteúdo Motorsport

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Jornalista. Abril, UOL, Yahoo, Estadão, Correio Paulistano.
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