Indy 500 IndyCar

Ed Carpenter fez a pole, mas Castroneves pode levar outra Indy 500

21/05/2018

Ed Carpenter fez a pole, mas Castroneves pode levar outra Indy 500

Olá Amigo da Velocidade,

Nesse clima de Indy 500, vamos conferir juntos e analisarmos os destaques grid de largada da edição 102 da corrida mais importante do calendário mundial da velocidade!

O qualify, sempre realizado no sábado e no domingo, foi recheado de momentos que já ficam marcados para a história, por isso, vamos de forma mais a dentro, e conferir os destaques do grid de largada das 500 Milhas de Indianapolis.

Logo de cara, não dá pra não falar de Ed Carpenter e sua terceira pole position para as 500 milhas. O piloto de Illinois, dono da sua própria equipe, voou baixíssimo para tirar da Penske a pole. Carpenter que desde de 2014 só anda em ovais, não chega a ser uma surpresa.

Logo arás, três das quatro Penskes em sequência, mostrando que a equipe do Capitão Roger vem com força total para tentar mais uma vitória! Simon Pagenaud, Will Power e Josef Newgarden vem com total sede para a corrida.

Sebastien Bourdais, que tinha tudo para ser o pole do ano passado, mas acabou sofrendo um dos acidentes mais fortes dos últimos tempos, sai numa honrosa quinta posição. O francês é sim um piloto perigosíssimo para Indianapolis.

Se Ed Carpenter fez a pole, Spencer Pigot e Danica Patrick não fizeram feio, largam na sexta e sétima posições, mostrando que o caminho que a equipe tomou é corretíssimo. Vamos ver se na corrida a equipe aguenta o tranco de mais de 800km de corrida a ser disputada.

Helio Castroneves, que foi o mais rápido no sábado, não conseguiu repetir o feito e sai na oitava colocação. Mas jamais é carta fora do baralho. Pelo contrário, já que andou muito bem em todos os treinamentos, é um dos grandes favoritos. Só não se tornou “o” grande favorito, por não ter ido mais a frente no “fast nine”. Helio parte pra tentar a tão sonhada quarta vitória e se igualar a Aj Foyt, Rick Mears e Al Unser Sr como os recordistas de vitórias na Indy 500.

Fechando o grupo do “fast nine” temos Scott Dixon, que apesar de uma vitória nessa pista(2008), é sempre temido e respeitado por todos. Não estranhe se ele acabar sendo o vencedor.

Assim como não foi tão surpreendente quanto a pole de Carpenter, a equipe de Aj Foyt colocou(com total competência) seus dois carros a seguir: Tony Kanaan sai em décimo e Matheus Leist em décimo primeiro. Isso já era esperado, devido a experiência de Kanaan e ao Leist ter vencido nessa pista em 2017 pela Indy Lights. Logo, conhecimento, os dois pilotos tem.

Uma das equipes que decepcionou foi a Andretti, seu melhor piloto classificado foi o Marco Andretti, que sai da décima segunda posição. Ryan Hunter-Reay sai da P14, Carlos Muñoz da P21, Stefaz Wilson da P23, Zach Veach da P25 e Alexander Rossi da P32.

Já o substituto de Pietro Fittipaldi, Zachary Claman de Mello, conseguiu um honroso P13, nada mal para quem não ia pilotar nesta prova.

Dando destaque as próximas posições, a equipe de Bobby Rahal, de quem também se esperava muito, decepcionou, com Takuma Sato saindo da P16 e Graham Rahal da P30.

Mas sem sombra de dúvidas, uma equipe que se esperava com pelo menos dois de seus três carros no “fast nine” e não passou nem perto, foi a equipe de Sam Schmidt. Robert Wickens colocou seu carro na décima oitava posição, enquanto Jay Howard sairá da vigésima oitava posição, enquanto James Hinchcliffe ficou de fora dos 33 que compõe o grid. Isso não quer dizer que ele não vai alinhar no próximo domingo, mas isso é papo pra outra hora.

Por Duhílio de Menezes

COMPARTILHE:

Jornalista. Abril, UOL, Yahoo, Estadão, Correio Paulistano.
Comentários